Condotta Contabilidade

Notícias

Estudo mostra aumento da confiança de empreendedores após tomada de crédito

Cerca de um terço dos pequenos negócios que receberam empréstimos indicaram o alcance de metas estratégicas, como crescimento operacional e ampliação de equipe

Mais do que apoio financeiro, o crédito é também uma ferramenta potente de transformação social e apoio psicológico a empreendedores brasileiros. É o que mostra um relatório da 60 Decibels, empresa de medição de impacto B2B, em parceria com o fundo de apoio ao empreendedorismo Estímulo.

O estudo aponta que, ao recorrer a programas sociais e fundos de impacto para obter financiamento, empreendedores indicam aumento progressivo da confiança no desempenho dos negócios, além de melhorias relacionadas ao estresse financeiro e qualidade de vida.

Para a amostragem, a pesquisa conversou com cerca de 400 empreendedores, detentores de negócios com faturamento médio de R$ 30 mil a R$ 100 mil por mês. Entre eles, cerca de 200 tomaram crédito por meio do Estímulo, e outros 200 são não tomadores.

Segundo o relatório, mais da metade (56%) dos empreendedores alcançam a estabilidade financeira, enquanto 32% relatam uma qualidade de vida melhor após acesso ao crédito, bem como uma redução nos níveis de estresse (37%).

O crédito também ampliou a visão de empreendedores tomadores em relação à capacidade de sobreviver a longo prazo e atingir metas estratégicas para o negócio.

Cerca de um terço dos pequenos negócios que receberam empréstimos indicaram o alcance de metas estratégicas, como crescimento operacional, ampliando até mesmo o tamanho da equipe de colaboradores.

Enquanto isso, 46% dizem que a perspectiva de negócios melhorou consideravelmente, além do aumento do lucro e uma melhor gestão financeira. Já entre os não tomadores, a porcentagem é de 30%.

Além das métricas operacionais

A estreita relação entre o crédito e o bem-estar fica evidente ao avaliar indicadores que vão além das métricas comerciais. O relatório indica que a redução do estresse financeiro, resultado direto do acesso ao financiamento social, colabora para uma melhoria na qualidade de vida, trazendo mais tranquilidade aos empreendedores.

Parte desses indicadores está ligada à percepção sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estabilidade financeira, saúde mental e menores níveis de estresse de modo geral. Ao todo, 57% dos empreendedores tomadores de crédito reconhecem essas melhorias em relação às suas condições de vida.

“O pequeno empreendedor brasileiro sempre sofreu com a dificuldade de acessar crédito em condições justas e desburocratizadas. Quando conseguimos oferecer um modelo mais sustentável e acessível, abrimos portas para que eles não apenas resolvam questões financeiras imediatas, mas também projetem novos horizontes para seus negócios e suas vidas.”, explica Lucas Conrado, diretor do Fundo de Impacto Estímulo.

Prosperidade com viés de gênero

De modo geral, mulheres que tomaram empréstimos por meio do Estímulo relatam experiência positiva, reforçando a importância de práticas sensíveis a gênero no mercado de crédito. Durante a pesquisa, mais de 50% das tomadoras relataram melhorias na gestão financeira do negócio, ante 35% dos tomadores homens.

Já do ponto de vista pessoal, 35% de empreendedores homens indicam redução dos níveis de estresse, enquanto 44% das empreendedoras reconhecem essa melhoria após receberem o empréstimo.

Quando perguntadas sobre a capacidade de atingir metas estratégicas para o negócio após o recebimento do crédito, as mulheres também ligeiramente mais positivas: 47% delas responderam positivamente, versus 35% dos homens.

Para grande parte das empreendedoras (40%), a experiência com o Estímulo foi a primeira vez em que recorreram a empréstimos para financiar o negócio. Alguns dos entraves para que os pedidos não fossem concluídos no passado são a burocratização, altas taxas de juros e requisitos complexos em pedidos feitos a bancos tradicionais e cooperativas.

De acordo com Mariane Salvador, head de Novos Negócios do Estímulo, os dados evidenciam de forma palpável os impactos positivos do acesso à capital.

"É urgente democratizar o crédito e desenhar políticas que falem diretamente com as necessidades de grupos específicos, como mulheres empreendedoras. Elas inclusive são mais adimplentes, são as que mais investem nas famílias, na educação dos filhos, empregam outras mulheres e tornam-se referência para suas comunidades. Ao ampliar o acesso para além das grandes instituições financeiras, conseguimos dar visibilidade e força a quem, até então, estava invisível no mercado".

Ao passo em que identificou os benefícios sociais e financeiros do crédito a empreendedores, o estudo também serviu de guia para reforçar ações do Estímulo no que diz respeito ao apoio ao empreendedorismo nacional.

Mais do que um concessor de crédito, o Estímulo se propõe a ser uma ampla plataforma de educação e desenvolvimento: oferece microlearning com pílulas diárias de conteúdo via WhatsApp, sessões de mentoria personalizada, acesso a redes de conexão e networking e a pontes com empresas que oferecem capital semente.

Também incentiva práticas de sustentabilidade para que os empreendedores não apenas fortaleçam seus negócios, mas se tornem agentes de mudança em seus territórios, gerando impacto econômico, social e ambiental de forma duradoura.

“Costumamos ouvir dos empreendedores que a jornada de empreender pode ser solitária. O que buscamos no Estímulo é justamente o contrário: estar lado a lado, acompanhando cada passo e oferecendo as ferramentas para que o negócio cresça de forma sustentável. Empreender é o maior sonho do brasileiro e, quanto melhor for o negócio dele, melhor será para o Brasil, porque isso significa mais geração de emprego, renda e desenvolvimento para todos”, finaliza Conrado

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Outubro/2025
D S T Q Q S S
   01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.3699 5.3729
Euro/Real Brasileiro 6.25391 6.26959
Atualizado em: 20/10/2025 12:59