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A Black Friday é um dos momentos mais esperados para o varejo e os consumidores. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar mais de R$ 13 bilhões apenas no comércio eletrônico neste ano – crescimento de 16,5% em relação ao ano passado. Nesse cenário, os cibercriminosos estão à espreita, mirando empresas vulneráveis a ataques fraudulentos.
Segundo Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do banco Itaú, o conhecimento é uma ferramenta necessária para cascatear informações que previnem as empresas e seus respectivos clientes.
"A preparação eficiente para prevenir golpes e fraudes não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para empresas interessadas em proteger seus negócios e, dessa forma, seus consumidores”, informa.
Thomazetti ressalta que a Black Friday é uma oportunidade para as empresas impulsionarem suas vendas e, para aproveitá-la ao máximo, é importante priorizar a segurança. "Uma abordagem proativa para prevenir fraudes é um investimento que pode salvar empresas de prejuízos significativos e proteger sua reputação perante seus clientes e outros stakeholders", conta o executivo.
“A Black Friday é uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas ganharem visibilidade e conquistarem novos clientes, mas também exige atenção redobrada. Nosso compromisso é oferecer produtos e serviços que ajudem as empresas a se protegerem em um cenário cada vez mais digital e desafiador, marcado pelo aumento dos golpes de engenharia social. Ainda assim, é fundamental que cada negócio invista em ações preventivas para garantir um ambiente de vendas seguro, protegendo tanto a empresa quanto seus clientes”, ressalta Renato Mansur, diretor de Canais Digitais do Itaú Empresas.
Para ajudar empresas a se protegerem durante o período, confira quatro práticas que podem minimizar os riscos e garantir uma Black Friday segura e bem-sucedida aos negócios.
1. Monitore as transações em tempo real
Invista em tecnologias de monitoramento antifraude para identificar padrões suspeitos. Essas ferramentas podem detectar e bloquear golpes antes que eles causem danos.
2. Implemente a autenticação em dois fatores (2FA)
Garanta que acessos a sistemas internos, plataformas de e-commerce e dados do cliente sejam protegidos por autenticação dupla. Isso dificulta o trabalho de golpistas que tentam acessar áreas críticas com credenciais roubadas.
3. Eduque sua equipe sobre comportamentos suspeitos
Treine funcionários para identificar sinais de golpes de engenharia social e fraudes, como e-mails que solicitam informações confidenciais ou links suspeitos. No app Itaú Empresas, por exemplo, especificamente no Hub de Segurança, as empresas conseguem ter acesso a dicas para se prevenir contra golpes e fraudes mais recorrentes.
4. Realize avaliações regulares de segurança digital
Contrate especialistas para revisar a infraestrutura digital da sua empresa, identificando vulnerabilidades em sistemas e redes. Manter softwares atualizados e realizar testes de penetração pode prevenir ataques cibernéticos.
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| Atualizado em: 18/11/2025 15:04 | ||